Foto/Créditos: Istock Photo |
Possivelmente você já ouviu falar da pintura da caverna, no entanto, o que você não pode negar é que você pode fazer sua própria pintura da caverna. Neste artigo, você se limitará a fazer sua própria pintura de caverna paleolítica, então continue a examinar …
Esta é uma ação familiar, então você e seu filho podem contar uma história fazendo uma pintura de caverna paleolítica utilizando alguns materiais normais e de alta qualidade que são realmente simples de descobrir.
Os materiais utilizados nas obras de arte em cavernas eram cores regulares, feitas de uma combinação de componentes normais e do solo, como solo, ocre vermelho e sangue de criatura, com gordura de criatura e saliva. Para fazer a aplicação, os antigos aplicaram a tinta utilizando um pincel feito à mão de um galho e sopradores, produzidos com ossos de pássaros, para espirrar a tinta nas divisórias da caverna.
Foto/Créditos: Istock Photo |
História da pintura rupestre
Antes, composições de cavernas eram encontradas em cavernas e, portanto, são imagens antigas desenhadas nas divisórias de cavernas em todo o planeta. Conforme indicado pelas descobertas, a composição mais estabelecida é datada de 32.000 aC.
Atualmente, ninguém sabe o propósito dessas pinturas em cavernas, seus autores e significados, no entanto, algumas evidências sugerem que os desenhos não eram apenas para embelezar os locais e sim, para registrar os acontecimentos. Ou seja, na cultura dos trogloditas os desenhos eram para gravar em cavernas e grutas, a história dos antepassados.
Suas conquistas e feitos eram registrados minuciosamente nas cavernas para passar de geração para geração e isso significa que desde os primórdios da humanidade, os seres humanos já se comunicavam através da escrita com desenhos na pedra.
Pintura rupestre na pedra Foto/Créditos: Istock Photo |
Já a terceira teoria sugere que uma ampla gama de pessoas criou essas imagens, sendo a maioria mulheres, provando que as teorias do xamã eram inválidas.
Por fim, não há como provar que qualquer uma dessas idéias está certa ou errada, então tudo se resume a olhar para as evidências.
Como fazer sua própria pintura rupestre paleolítica?
Bem, você pode fazer este projeto em (30 mintos) meia hora.
O que você vai precisar:
- Saco de papel pardo do tamanho de uma mercearia ou papel de construção marrom
- Giz colorido ou pastéis de óleo
- Pinte, em tons naturais de terra (ou faça sua própria tinta natural, instruções a seguir)
- pincel
- Frasco de spray (opcional)
Passo 1: rasgue um pedaço grande de sua sacola de compras ou cartolina e amasse até formar uma bola. Isso cria textura, como a parede de uma caverna!
Passo 2: esboce seu projeto levemente em giz ou lápis.
Passo 3: Preencha seu desenho com tinta, usando um pincel.
Passo 4: Se desejar, dilua um pouco de tinta com água, adicione a um borrifador e coloque a mão no trabalho. Em seguida, borrife sobre a mão, criando um contorno. É assim que os artistas das cavernas costumavam assinar seus trabalhos.
Passo 5: agora sua pintura em caverna está concluído.
Para se divertir ainda mais!
Tente prender o papel sob uma mesa com fita adesiva e pinte de cabeça para baixo. É assim que os pintores de cavernas teriam trabalhado! Coloque um cobertor sobre a mesa para criar uma atmosfera semelhante a uma caverna e ilumine seu trabalho com uma lanterna.
Crie suas próprias tintas naturais
- Pegue materiais naturais como frutas vermelhas, terra ou grama e amasse-os em uma tigela.
- Em seguida, misture com água e aplique na superfície de sua pintura.
Pense sobre isso
- Que história você ilustrou em sua pintura em cavernas?
- Por que você acha que as pessoas pintaram em cavernas?
- De que outra forma você acha que as pessoas faziam imagens antes do papel ser inventado?
- O que você acha que os artistas das cavernas estavam tentando comunicar por meio de sua arte?
Imprima e compartilhe esta atividade!
Se você gostou do artigo, deixe seu comentário abaixo ou compartilhe este conteúdo com amigos!
Até o próximo post.